top of page

HISTÓRIA

 

Um universo em expansão

Saiba as origens da cultura nerd e entenda como esse movimento se popularizou 

INÍCIO DA CULTURA NERD

 

 

      Muitas são as teorias que giram em torno do surgimento da expressão “nerd”, apesar de todas concordarem com a época em que a palavra foi usada pela primeira vez. Três delas chamam mais atenção. Alguns acreditam que o termo surgiu nos anos 50, com o escritor Theodor Geissel, quando o mesmo publicou o livro “If I Ran The Zoo”, que tinha como personagem principal um menino desengonçado e estranho, chamado Nerd. Outros consideram que a expressão é uma derivação da palavra “nurt” – louco, em inglês – que derivou para “nurd” e depois para “nerd”.

 

      Por fim, a terceira versão é do Northern Electric Research and Development, em que acredita-se que o termo é derivado da sigla (N.E.R.D) que os funcionários que trabalhavam no laboratório da empresa canadense de desenvolvimento e pesquisa carregavam no uniforme. Apesar de ser difícil definir qual é a verdadeira origem da palavra, é possível identificar os tipos de pessoas que serviram de inspiração para dar início a essa cultura. Esses funcionários da Northern Electric eram considerados a imagem fiel dos verdadeiros nerds.

 

      Obcecados por pesquisas e desenvolvimento de experiências, donos de um nível de conhecimento acima do comum. Eram excluídos dos círculos sociais e se tornavam motivo de piada dentre os grupos chamados “populares”. Até por volta dos anos 1990, a expressão era basicamente usada de forma negativa, muito comum em ambiente escolar, e geralmente para indicar inteligência exagerada conjugada a um deslocamento social. No entanto, esse esteriótipo e os pré-requisitos para ser um nerd vem sofrendo drásticas mudanças no decorrer dos anos. O nerd de 1950 não é o mesmo do século XXI.

Imagem de onomatopeia comum nos quadrinhos 

Foto: Clarice Frauches

Detalhe da revista do super-herói Aquaman

Foto: Clarice Frauches            

Matéria especial da revista Mundo Nerd

Foto: Clarice Frauches            

Miniaturas de personagens de Star Wars à venda

Foto: Clarice Frauches            

POPULARIZAÇÃO DO NERD

 

 

      A globalização potencializada pelos avanços tecnológicos, principalmente na área comunicacional, possibilitou uma grande democratização de informações. É, então, compreensível, que os produtos midiáticos agora são rapidamente divulgados por todo o planeta, sejam eles filmes, livros, séries ou músicas. Mas por que a cultura nerd, particularmente, ganhou tanta importância e relevância no mundo de hoje?

 

      Existem diversas teorias sobre como essa popularização aconteceu, mas, indiscutivelmente, ela foi possível graças à uma grande combinação de mudanças e tendências midiáticas. Filmes, séries e livros especificamente voltados para o público nerd já existiam desde os anos 60. Mas a massificação destes produtos nunca esteve tão em voga. Agora, os gêneros preferidos dessa cultura estão em todo o lugar e rendem milhões de dólares pelo mundo.

 

      Para entender como essa difusão aconteceu é preciso entender, portanto, como ela ocorreu em cada tipo de mídia. É justamente por isso que essa grande reportagem multimídia foi dividida de acordo com essas áreas midiáticas específicas que fazem parte da cultura nerd: Quadrinhos, Cinema e TV, Livros, Games, Cosplay e Youtube. A análise individual das mudanças realizadas dentro de cada um desses segmentos pretende, assim, melhor ilustrar o desenvolvimento e a popularização dessa cultura como um todo nos últimos anos.

NERD SINÔNIMO DE POP?

 

      A cultura pop, também conhecida como cultura popular, tem origem no movimento conhecido como ‘’ Pop Art’’ que aconteceu inicialmente na década de 60, na Inglaterra, mas expandiu-se a partir da década de 80, já nos Estados Unidos. O movimento surgiu das artes plásticas, especificamente por meio do pintor e cineasta americano Andy Warhol, conhecido por suas figuras coloridas que reproduzem o rosto da famosa atriz Marilyn Monroe.

 

      Esse tipo de arte tentava reproduzir ícones dos meios de comunicação, ao mesmo tempo em que o cinema e a televisão se expandiam. Desde o início, aspirava atingir um público cada vez maior, mas a cultura pop não deve ser confundida com a de massa, uma vez que sua individualidade se refaz por meio das contribuições e diferentes combinações que cada indivíduo é capaz de criar. Um exemplo: Por mais que existam diversos personagens em filmes e quadrinhos, eles e suas histórias podem ser reinventados ao longo do tempo pelas mesmas pessoas que os consomem.

 

      Dessa forma, a cultura pop estreita as diferenças entre imagem e realidade, reprodução e original. Também é valido ressaltar que, ao longo dos anos, a cultura pop foi se caracterizando por estimular uma produção que influencia especificamente o público jovem, na moda e no estilo de vida. Embora exista há muito tempo, desde que os jovens reproduziam o estilo dos Beatles na década de 60, ela tem sido consumida de forma mais intensa nos dias atuais. Isso porque existem muito mais bandas, filmes, pessoas e quadrinhos para os jovens se inspirarem e reinventarem. É por esse motivo que hoje é comum utilizar o termo cultura pop como sinônimo de cultura nerd. 

Origem do termo pop e sua definição

Detalhe do livro biográfico The Beatles, de Hunter Davies 

Foto: Danielle Mendes

Detalhe de arte inspirada no movimento Pop Art 

Foto: Clarice Frauches

bottom of page