top of page

CINEMA E TV

 

Cultura nerd em produções audiovisuais

Filmes, séries e desenhos da cultura nerd vêm ganhando cada vez mais espaço nas telas mundiais

Escultura do herói Homem de Ferro

Foto: Paulo Vitor Vasconcellos        

Detalhe da carta de Hogwarts, da saga Harry Potter

Foto: Clarice Frauches            

Parte de um poster fanmade da saga Star Wars

Foto: Clarice Frauches            

FILMES

      Sejam adaptações de livros, quadrinhos ou produções completamente originais, filmes relativos à cultura nerd formam uma indústria milionária. Em geral, os temas recorrentes giram em torno da fantasia, aventura e ficção científica.

 

      Nos últimos anos, os super-heróis invadiram as telas do cinema. Filmes como Os Vingadores e a trilogia Batman, do diretor Christopher Nolan, foram sucessos de bilheteria por todo o mundo. Só a adaptação sobre o time de hérois que protege o planeta rendeu mais de 1,5 bilhões dólares pelo mundo, tornando-se a quarta maior arrecadação de bilheteria de toda a história. Para se ter uma idéia, as duas editoras mais famosas dos quadrinhos americanos, Marvel e DC Comics, juntas já têm mais de 20 produções cinematográficas planejadas para os próximos 5 anos.

 

      A fantasia é outro tema que faz imenso sucesso no mundo nerd. Sagas como O Senhor dos Anéis e Harry Potter, baseados em séries de livros best-sellers, criaram uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo. Em números, a trilogia sobre o poder do anel rendeu mais de 6,5 bilhões de dólares. E as aventuras sobre o jovem bruxinho fizeram tanto sucesso nas telas e nas prateleiras das livrarias que até um parque temático foi criado inspirado na saga. 

 

      Dentro do gênero de ficção científica existem também clássicas produções que carregam milhares de fãs. A imensidão do espaço e poder da tecnologia fascinam os nerds há décadas. Filmes retratando sociedades futurísticas e civilizações modificadas pela ciência fazem parte dos favoritos. Da extensa lista de longas de ficção científica, podemos destacar: Star Wars, Jurassic Park, Matrix, Alien, Blade Runner, Exterminador do Futuro e De Volta para o Futuro.

 

      Vale mencionar também as produções japonesas que fazem parte da cultura pop. “A Viagem de Chihiro” e “Princesa Mononoke” são longas que, não são apenas adorados por nerds e fãs de anime, mas também pelos críticos de cinema. No site RottenTomatoes, o índice de aprovação dos filmes gira em torno dos 95%.

SÉRIES DE TV

      Na televisão, os gêneros preferidos entre o público nerd, como no cinema, também são a ficção científica, a fantasia e as adaptações literárias. Dentro da temática espacial e tecnológica, séries como Star Trek e Perdidos no Espaço já eram campeãs de audiência na década de 60, quando foram levadas ao ar pela primeira vez. Mas foi com a popularização da cultura nerd nos últimos anos que a ficção científica recebeu novo fôlego. A série britânica Doctor Who (1963), sobre um alienígena que viaja no tempo em uma cabine telefônica, ganhou nova cara em 2005 e o sucesso foi tão grande que no ano passado o programa completou 50 anos de existência. O seriado Arquivo X, dos anos 90, também é outro exemplo de sucesso do gênero. A história sobre uma dupla de agentes do FBI que investigam atividades extraterrestres era tão querida pelo público que originou um spin-off e mais 2 longa-metragens. 

 

      Já no gênero da fantasia, há uma série em particular que reina soberana na opinião do público nerd: a aclamada e premiada Game of Thrones, exibida pela HBO e baseada na série de livros best-sellers do escritor e roteirista George R. R. Martin. A história se passa na terra fictícia de Westeros, onde familías da nobreza lutam pelo controle do Trono de Ferro e pelo poder sobre todos os reinos. Recheada de intrigas, violência, profecias e criaturas fantásticas a série é um prato cheio para quem gosta do gênero. E ela não é apenas adorada pelas audiências mas também pelos críticos. Só para se ter uma idéia, desde sua estréia, o seriado já recebeu mais de 50 prêmios, incluindo 12 Emmys só em 2015.

 

      E é claro quando se trata de cultura nerd não se pode esquecer de mencionar as séries inspiradas em quadrinhos. Na televisão, os personagens vindos das HQs nunca fizeram tanto sucesso quanto hoje. A macabra The Walking Dead, por exemplo, que conta a história de um grupo de humanos sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico-zumbi, já recebeu diversas premiações e, recentemente, rendeu até um spin-off. Mas são os super-heróis que vêm dominando o universo das séries de tv nos últimos anos. As duas gigantes editoras dos quadrinhos, DC comics e Marvel, têm apostado pesadamente nesse formato audiovisual. Enquanto a DC tem focado nos canais tradicionais da tv, com as séries The Flash, Arrow, Supergirl e Gotham, a Marvel está investindo na programação via streamming. Desde o sucesso de Demolidor, pela Netflix, o estúdio já têm, pelo menos, mais 2 séries preparadas para a mesma plataforma: Jessica Jones (que será lançada ainda esse ano) e Luke Cage.

Detalhe de um poster da série britânica Doctor Who

Foto: Clarice Frauches   

Livro "Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO"

Foto: Thiago Nunes

Livro "Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO"

Foto: Thiago Nunes

Game Of Thrones - Música de Abertura Oficial - Game of Thrones
00:0000:00

Fonte: Youtube

Álbum de figurinhas do anime Pokémon 

Foto: Paulo Vitor Vasconcellos

Poster do anime Naruto

Foto: Clarice Frauches

ANIMES

      Nascidos dos mangás, os animes começaram a ganhar fama no Brasil no início dos anos 90. ‘’Os Cavaleiros do Zodíaco’’(1989), ‘’Dragon Ball Z’’ (1990), ‘’Pokemón’’ (1997) e ‘’Naruto’’ (2002) são os mais conhecidos entre os jovens, e marcaram a vida de muitas crianças que passaram horas de sua infância sentados em frente à TV acompanhando os episódios dos seus desenhos favoritos.

 

      Marcados por suas cenas de violência e insinuação sexual, muitos mangás tiveram cenas censuradas na versão dos animes. Naruto é um ótimo exemplo. Com muitas cenas violentas envolvendo sangue e mutilações, os produtores da versão animada foram obrigados a ‘’pegar mais leve’’ e serem mais brandos nas telinhas. No entanto, as alterações não prejudicaram o crescimento do gênero no Brasil. Goku, Ash, Seyia, entre outros, conquistaram o coração de milhares de fãs ao redor do país e estabeleceram de vez os animes na nossa cultura.

 

      Sucesso absoluto de audiência, a TV aberta teve grande responsabilidade na divulgação desse conteúdo no Brasil. Acostumados com os estúdios Hanna-Barbera, o público jovem se viu diante de algo completamente diferente e que mudaria para sempre todo o conceito de desenhos animados. Até hoje, os animes são uma cultura muito forte, presente e que, por onde passam, carregam uma legião de fãs.

bottom of page