top of page

COSPLAY

 

Fantasia entre fãs 

A prática do cosplay vem se tornando cada vez mais comum. Entenda o por quê 

O QUE É COSPLAY?

      Antes de qualquer definição, é importante lembrar que essa atividade se tornou uma das maneiras mais expressivas de demonstração de apoio dos fãs às obras da cultura nerd. O movimento cosplay tem crescido ao redor do mundo e se tornado o hobby preferido daquelas pessoas que querem fugir um pouco da realidade e viver como seus heróis. Mas afinal de contas, qual é o significado dessa expressão? O termo tem origem na contração das palavras em inglês “costume” – traje/fantasia – e “play” – brincadeira/intepretação –, e consiste na caracterização de personagens que pertencem ao mundo do entretenimento, como games, quadrinhos, filmes, séries de TV, livros e animações.

 

      Ser cosplayer não se limita a se vestir à caráter. Parte dessa atividade está na tranformação por completo do praticante no papel escolhido para representar, antes mesmo de se expor em público, pois, além de criarem seus próprios trajes – atividade conhecida como “DIY” (Do It Yourself) –, também interpretam o personagem adotado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. Os cosplayers são verdadeiros artistas que aproveitam esse instante para se ejetar da vida cotidiana e trazer para a realidade momentos e figuras do mundo da fantasia e ficção que fazerm parte do imaginário cultural coletivo.

 

      Acredita-se que essa cultura chegou ao Brasil por volta de 1996, junto com a primeira convenção de animes do país, o Mangacon. O evento foi realizado em um período de redescobrimento dos animes na televisão brasileira. Desde então, a prática vem ganhando força e conquistando espaço por todo país. Os brasileiros misturam um pouco da maneira japonesa de fazer cosplay: predominância de fantasias inspiradas em animes, mangas e games; com o modelo norte americano: quem segue esse estilo, muitas vezes foge das caracterizações comuns e criam figuras próprias, pois há maior liberdade de customização.

 

      O Brasil tem se tornado um país representativo no mundo cosplay, ao ponto de já ter conquistado algumas premiações internacionais, como o World Cosplay Summit e o Yamato Cosplay Cup International. Além disso, o país também tem desenvolvido seus próprios campeonatos, inserindo ainda mais essa cultura na rotina dos brasileiros. Competições como a Liga Cosplay Rio e o Campeonato Brasileiro de League of Legends. estão sempre presentes nas grades de eventos, como no Rio Anime Clube e no Expo Geek. Esse ano, assim como em 2014, o cosplay será uma das grandes atrações do mais esperado evento da cultura pop e nerd do Brasil e do mundo, a Comic Con Experience 2015.

Cosplayers em uma convenção nerd no Rio de Janeiro

Foto: Clarice Frauches            

Cosplayers em uma convenção nerd no Rio de Janeiro

Foto: Clarice Frauches            

bottom of page