top of page

GAMES

 

Nerdice no mundo do jogos

As influências e tendências que modificaram o mercado de jogos eletrônicos

Jogos Batman, Lego Marvel Super Heroes e Dragon Age Inquisition

Foto: Clarice Frauches

Detalhe de um jogo do Pokémon para Nintendo 3DS

Foto: Clarice Frauches

Detalhe de um poster do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Foto: Paulo Vitor Vasconcellos

NERDS E GAMES

      Pode ser apenas para passar o tempo no metrô, se divertir com amigos ou até mesmo servir como profissão. Fato é, que os jogos virtuais fazem parte do cotidiano de muita gente. Principalmente dos ditos "nerds". A relação dos videogames com essa cultura vem desde a criação, e só se intensifica ao longo das décadas.Muitos fatores explicam esse forte vínculo. A possibilidade de navegação entre as muitas fragmentações do "nerdismo" e o fato de ser uma via de mão dupla podendo absorver ou influenciar diversos aspectos dessa cultura são as principais. Para onde se olha nesse universo é possível perceber essa ligação.

 

      Com muita liberdade para criação e imersão, os jogos se aproveitam de muitas histórias já existentes para desenvolver seus conteúdos e também servem de inspiração. Os grandes sucessos dos mangás ganharam suas versões digitais, Dragon Ball e Naruto são exemplos. No fluxo inverso temos Pokémon, originário dos games, se tornou mangá e muitas outras mídias.

 

      Harry Potter e Senhor dos Anéis. Duas franquias que tiveram seu boom literário e explodiram bilheterias com seus filmes. Ganharam um novo fôlego com suas adaptações para o mundo virtual dando a possibilidade de interagir com esse universos fantásticos. No contra fluxo temos G.T.A, uma das franquias mais lucrativas da história dos videogames, que está sendo produzida para as telonas.

 

      Sem falar da imensa contribuição para outras áreas. Produzindo material abundante para fantasias e performances dos cosplayers. Além disso gera um conteúdo quase inesgotável para os youtubers fazerem suas tão famosas gameplays. Um instrumento único tanto para o entretenimento quanto para uma profissão.

 

      Alimenta de forma Ã­mpar a imaginação. Proporciona uma experiência sem igual, combinando imersão e interatividade. Conecta diversos aspectos desse universo. Por esses motivos dá pra perceber o tamanho da importância e da ligação dos videogames com a cultura nerd. Um impulsiona o outro. Que continue assim, que cresça, só temos a ganhar com isso.

bottom of page